RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO

Rosário > Notícias > Notícias > RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO

RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO

  • Postado por: Kw Midia

Atualmente muitas pessoas exercem suas atividades em ambientes de risco. Se enquadram como riscos, elementos ou substâncias que em razão da intensidade, sujeição, frequência e tempo de exposição, possam causar danos ao trabalhador.

Os riscos ambientais do trabalho são uma contribuição previdenciária com a finalidade de remunerar benefícios por acidente, auxílios e aposentadorias com causa na atividade profissional, problemas relacionados ao trabalho.

A tributação não é a mesma para todos os empregadores e o cálculo da alíquota aplicável varia de acordo com o risco da atividade.

Risco mínimo – 1%
Risco médio – 2%
Risco grave – 3%

O valor é aplicado sobre o total das remunerações de todos os trabalhadores da empresa. Em caso de exposição à agentes nocivos, a empresa terá que pagar um adicional de alíquota.

O valor do RAT não é fixo, o número de ocorrências relacionadas à doenças e acidentes de trabalho pode alterar muito esse valor. Para calcular a tributação, é necessário multiplicar o valor da alíquota devida (1%, 2% ou 3%) pelo fator acidentário de prevenção, que é o fator de multiplicação variável entre 0,5 e 2%.

Para mais dúvidas e informações, entre em contato conosco. Estamos sempre à sua disposição.

Deixe um comentário